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convocatória e inscrições

16 - 26 ABR 

início 

07 MAI

curso com exposição

A proposta do curso é culminar em uma exposição, artistas emergentes e artistas convidades participando de todo o processo, do começo ao fim.

A ideia é juntar grandes artistas que temos como referência com artistas emergentes usando a poética e a nossa convocatória como fio condutor. 

Por 12 encontros, trabalharemos juntes no desenvolvimento e na finalização de obras de arte culminando em uma exposição de destaque em São Paulo. 

Para isso seguiremos alguns passos: 

1. Começaremos com uma convocatória (e inscrições abertas) de 16 a 26 de abril. Esta convocatória conceitual servirá de linha guia para a exposição no fim do curso e portanto, do processo de aprofundamento e elaboração de obras. 

2. Faremos 12 encontros presenciais juntamente com os artistas convidades, além da nossa Julie Belfer Sarian, para refletirem, enquanto forma e conteúdo, refinarem e finalizarem as obras de arte. 

3. Juntamente com a produtora parceira Paradoxa Cultural, montaremos uma exposição onde todos artistas, emergentes e convidades, participarão em conjunto. 

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Artistas convidades

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Marcius Galan

A extensa e diversa produção de Marcius Galan se desenvolve por meio de instalações, esculturas, desenhos, vídeo e fotografia. Sua prática assimila conceitos e linguagens do cotidiano para reelaborar o espaço, tema central de sua obra. Para tanto, Galan realiza um aprofundamento sobre as características e naturezas de cada material trabalhado, combinando-os ou colocando-os em atrito. Seus trabalhos são capazes de desafiar a certeza e a aparente estabilidade dos objetos, confundindo a percepção e criando um espaço aberto à interpretação.

 

Formado em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, Marcius Galan vive e trabalha em São Paulo. Sua obra, fortemente fundamentada na experiência urbana do cotidiano, dialoga, ainda, com alguns momentos de inflexão da história da arte do século XX, com centralidade para as discussões trazidas pelo neoconcretismo brasileiro e pela arte norte-americana dos anos 1950 e 1960. Desde 2000, é representado pela Galeria Luisa Strina, onde realizou exposições individuais como Fervor (2020), Planta/Corte (2015), Imóvel/Instável (2011), Área comum (2008), Arquipélago (2005), Fundo falso (2004) e Projeto outdoor (1996).

 

Dentre suas exposições individuais recentes estão: Gravidade, Museu de Arte Contemporânea — MAC-USP, São Paulo (2022); Pintura de emergência, Museu de Arte Moderna de São Paulo — MAM-SP (2022); They endured, Gregor Podnar, Berlim, Alemanha (2020); Seção: prisma fumê, Pinacoteca de São Paulo (2019); Instrumentos de Precisão, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, SP (2018); Mará-obi, Capela do Morumbi, São Paulo (2018); Line Weight, Gregor Podnar, Berlim, Alemanha (2017); Penetra, Fundação Ema Klabin, São Paulo (2017); Arquitecturas del Desarraigo, Ideobox Artspace, Miami, EUA (2014); Diagrama, NC-Arte, Bogotá, Colômbia (2013); Geometric Progression, White Cube, Londres, Reino Unido (2013); entre outras.

 

Integrou a 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética (2011) e a 29ª Bienal de São Paulo: há sempre um copo de mar para um homem navegar (2010). Dentre suas participações em exposições coletivas, destacam-se: Janelas - Une exposition d'art postal, Musée d'Art Moderne et Contemporain de Saint-Étienne, França (2022); Obscura luz, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2022); A máquina do mundo: Arte e indústria no Brasil 1901–2021, Pinacoteca de São Paulo (2021); Zona da Mata, Museu de Arte Moderna de São Paulo — MAM-SP e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo — MAC-USP (2021), Stories of Abstraction: Contemporary Latin American Art in the Global Context, Phoenix Art Museum (2020); Plural Domains – Selected work from the CIFO Collection, Bienal de Cuenca, Museo de la Ciudad, Cuenca, Equador (2018); Avenida Paulista, MASP, São Paulo (2017); Art and Space, Guggenheim Bilbao, Espanha (2017); De lo espiritual en el arte, Museo de Arte Moderno de Medellín, Colômbia (2016); Brazil, Beleza?! Contemporary Brazilian Sculpture, Museum Beelden aan Zee, Haia, Holanda (2016); Empty House, Luhring Augustine, Nova York, EUA (2015); Inside, Palais de Tokyo, Paris, França (2014); Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil, Wexner Center for the Arts, Columbus, EUA (2014); 30x Bienal, Bienal de São Paulo (2013); Blind Field, Kannert Art Museum e Kinkead Pavillion, Illinois, EUA (2013); entre outras.

 

Galan foi contemplado por prêmios e bolsas, tais como o Prêmio PIPA em 2012; o Cifo – Cisneros Fontanals Commission Prize em 2009; e a Bolsa Iberê Camargo — Visiting Artists Program (Art Institute of Chicago, EUA) em 2004. Seus trabalhos figuram em coleções nacionais e internacionais de destaque: Museu Serralves, Porto, Portugal; MASP, São Paulo; Pinacoteca de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo — MAM-SP; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro — MAM Rio; Museum of Fine Arts Houston, EUA; Museo Jumex, Cidade do México, México; Instituto Inhotim, Brumadinho, MG; Cifo Cisneros Fontanals, Miami, EUA; Zabludowicz Collection, Londres, Reino Unido; Phoenix Art Museum, EUA; entre outras.

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Sara Ramo

Sara Ramo se apropria de elementos e cenas do cotidiano, deslocando-os de seus lugares de origem e rearranjando-os em vídeos, fotografias, colagens, esculturas e instalações. Estratégias formais e conceituais se sobrepõem numa encenação constante de uma realidade caótica. Os trabalhos de Ramo parecem vir de idos remotos da rememoração ou do sonho. Suas esculturas, nesse mesmo sentido, promovem uma experiência de transição do banal ao fantástico, utilizando elementos como gesso e pedras para criar esculturas que sugerem um desvelamento de seu interior. Trata-se de uma produção poética que frequentemente utiliza-se de materiais cotidianos e procedimentos simples para lançar luz àquilo que pode nos parecer mundano, mas que revela camadas inconscientes de nossa existência individual e coletiva.


Entre suas exposições individuais recentes, destacam-se Los trabajos o el juego de la vida, Travesia Cuatro, Madrid, Espanha (2022); Cartas sobre a mesa, MAZ – Museu de Arte de Zapopan, Zapopan, México (2020) e lindaviejalocabruja, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha (2019). Participou também das coletivas Intimidades Radicais, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2022); Arte y Arquitectura; un diálogo, Centro Botín, Santander, Espanha (2020); Véxoa: nós sabemos, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil  (2020) e a 13a Bienal de La Havana, Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, Havana, Cuba (2019)


A artista tem obras em importantes coleções públicas, como a Casa di Risparmio di Modena, Modena, Itália; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Miami, Estados Unidos; MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Coleção Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Coleção Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; FRAC Auvergne, Clermont-Ferrand, França; Fundación Botín, Madrid, Espanha; Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil; Margulies Collection, Miami, Estados Unidos; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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MAIS INFO

MAI 7, 14, 21, 28

JUN 11, 25

JUL 9, 23

AGO 6, 20

SET 3, 17

OUT exposição

terças-feiras

14 - 16h30

presencial no bairro de Pinheiros, SP

12 encontros

+ exposição 
 

4 parcelas de R$ 1.500

Segue cronograma de inscrição no curso

16 - 26 ABR, até às 18h 

convocatória aberta 

 

2 MAI, 12h

divulgação de convocades

 

2 - 6 MAI, até às 18h 

inscrições 

7 MAI início do curso

Produção

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